Ballbar é uma ferramenta utilizada para detectar erros geométricos em máquinas de Usinagem CNC. O objetivo é diagnosticar desvios e criar um histórico com as condições reais da máquina e facilitar as possíveis intervenções.

A Utilização do sistema traz vantagens como: Manutenção direcionada e minimização da parada de máquina, redução de refugos e retrabalhos, melhorias na capacidade da máquina e sua exatidão.

Com a aplicação do Ballbar podem-se identificar vários erros como: esquadro, folga no fuso de esferas, circularidade, pico de reversão dos motores, folga lateral de guias e barramentos, erro de escala, retilineidade, dentre outros.

 

Sistemas ballbar telescópicos

 

 

 

 

 

Atualmente, o instrumento aceito universalmente como o mais prático, conveniente e flexível para a avaliação da exatidão de medição de contorno de máquinas-ferramenta CNC é o Ballbar telescópico.

O Ballbar telescópico, permite uma verificação simples e rápida do desempenho de posicionamento da máquina-ferramenta CNC em relação às normas internacionais (p.ex. ISO, ASME, etc.), auxiliando os usuários a comparar e acompanhar o desempenho das suas máquinas e rapidamente diagnosticar os problemas que requerem solução.

O teste Ballbar periódico das máquinas-ferramenta ajuda a:

  • Assegurar peças exatas já na primeira vez em máquinas CNC;

  • Reduzir o tempo de máquina parada, refugos e custos de inspeção;

  • Demonstrar a conformidade com o desempenho da máquina e com as normas de gestão e qualidade;

  • Implementar a manutenção preditiva baseada em fatos.

 

O que é um Ballbar Renishaw?

O sistema Ballbar QC20-W consiste essencialmente de um sensor linear telescópico de exatidão extremamente alta, com esferas de precisão em cada extremidade, e suportes magnéticos de precisão, um (ajustável) fixado à mesa da máquina e o outro ao fuso da máquina ou cabeçote do fuso. Em uso, as esferas do sensor estão assentadas cinematicamente em alojamentos magnéticos. Esta disposição permite que o Ballbar meça variações mínimas no raio enquanto a máquina segue uma trajetória circular programada ao redor da mesa.

Os dados coletados são enviados ao PC, onde o software Renishaw calcula as medidas gerais de exatidão de posicionamento (circularidade, desvio circular) de acordo com as normas internacionais, como ISO 230-4 e ASME B5.54 ou em relatórios de análise da própria Renishaw. Este relatório utiliza uma análise matemática exclusiva para diagnosticar muitos erros individuais adicionais da máquina de um conjunto de leituras lineares. Os dados são mostrados de forma gráfica e numérica, para apoiar o diagnóstico.

Os Ballbar Renishaw já foram adotados por milhares de usuários de máquinas-ferramentas ao redor do mundo e são considerados equipamento vital pela maioria dos fabricantes de máquinas-ferramenta, seus distribuidores e prestadores de serviços de calibração independentes.

 

Toda usinagem CNC apresenta problemas

Ninguém se propõe a produzir peças com defeito! Defeitos de componente dimensional e acabamento podem resultar de ferramentas ruim, fusos de peças desgastadas ou de aperto, mas as principais causas dos defeitos normalmente pode ser atribuída a erros de posicionamento na máquina-ferramenta em si, o resultado da geométricas, dinâmicas e jogar erros dentro da máquina.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rua Manoel Gutierrez Najera, Nº13 
Jardim Apurá - SP
CEP: 04470-320

service@procnc.com.br

11 - 5611 - 8776

11 - 98536 - 1553

© 2017 PROCNC todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado por Ricardo Guimarães 11 9 8366 - 3946