Interferômetro LASER é um sistema automático, portátil e compacto utilizado para calibração de máquinas de diversos tipos nas mais diversas industrias. Considerado o padrão de calibração industrial mais preciso do mundo, o Laser Interferômetro pode ser utilizado para verificação de erros de posicionamento de eixos lineares (erros de passo), angularidade de eixos, retilinidade, planeza de desempenos e bases, e esquadro entre eixos.

 

 

 

 

 

 

 

Exatidão e desempenho dinâmico

A exatidão de medição linear é assegurada em ±0,5 ppm graças à fonte laser estabilizada de precisão e compensação ambiental exata. As leituras são realizadas a 50 kHz, com velocidade de medição linear máxima de 4 m/s e resolução linear de 1nm, mesmo com velocidade máxima. Todas as opções de medição (não somente lineares) são baseadas em medições interferométricas, dando confiança na exatidão dos dados registrados.

 

Aumenta a disponibilidade da máquina

Qualquer que seja a máquina ou sistema de movimentação, é necessário saber que está capacitada para a tarefa, antes mesmo de começar a usinar ou processar materiais ou medir componentes. É possível saber como cada característica de posicionamento de uma máquina varia no tempo. Também é possível prever quando uma manutenção será necessária para máquinas específicas e definir planos de contingência.

 

Melhora o desempenho da máquina

Os equipamentos para medição de desempenho da Procnc podem realmente melhorar o desempenho da máquina por meio da manutenção objetiva e compensação de erros.

 

Aumenta o conhecimento sobre a máquina / capacidade de fabricação

Utilize a máquina certa para cada trabalho - designando tarefas com tolerâncias específicas para a máquina capaz de manter estas tolerâncias assegura a realização da tarefa e menos propensão a produzir refugo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prova o desempenho das máquinas

Para aumentar a confiança dos clientes na qualidade de suas máquinas ou processos, os gráficos de calibração e resultados da avaliação periódica de desempenho são uma excelente prova. Estes dão uma vantagem competitiva sobre outros fabricantes que não efetuam tais testes.

 

Atende aos procedimentos e normas de qualidade assegurada

É um requisito da série de normas de qualidade ISO 9000 que equipamentos de produção e inspeção sejam calibrados, monitorados e controlados através de sistemas e métodos rastreáveis.

 

Fornece serviço de manutenção profissional

Um serviço pós-venda de alta qualidade é uma obrigação. Utilizar as mesmas ferramentas de calibração nas instalações do cliente que o fabricante da máquina utiliza na sua planta é a melhor maneira de restaurar a máquina para a condição original.

É possível melhorar consideravelmente a precisão de posicionamento de sua máquina cnc utilizando o LASER RENISHAW, veja um exemplo abaixo.

 

Exemplo eixo Y sem compensação. ERRO DE 0,2 mm em 1000mm

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

eixo Y após calibração com o LASER RENISHAW e compensação. ERRO DE 0.005 mm EM 1000 mm

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Calibração/Qualificação de Máquinas

Através da utilização de padrões de referência de última geração como laser interferométrico e Ballbar, o Laboratório de Metrologia realiza serviços de Calibração em Máquinas (como Máquina de Medição por Coordenadas e Máquina de Medição Longitudinal) e Qualificação em Máquinas - Ferramenta, como tornos e fresadoras.

A Calibração de Máquinas é imprescindível para empresas que trabalham com foco no cliente e possuem como um dos objetivos principais assegurar a aprovação de produtos e confiabilidade dos resultados apresentados.

A qualificação periódica de máquinas-ferramenta é um diferencial frente aos clientes e concorrentes, com relação aos benefícios que a mesma apresenta:

  • Reduz o volume de retrabalho;

  • Melhora a exatidão da máquina;

  • Melhora a qualidade dos produtos usinados;

  • Assegura a estabilidade do processo de fabricação;

  • Minimiza o desperdício de material;

  • Identifica falhas mecânicas, auxiliando a manutenção;

  • Auxilia na programação da produção identificando máquinas capazes;

  • Garante a qualidade de novas máquinas na instalação;

  • Aumenta a vida útil do equipamento;

  • Auxilia na melhora da competitividade.